sábado, 2 de janeiro de 2010

Gmail


        O Gmail veio revolucionar as contas de e-mail, pois surgiu com a novidade de fornecer 1GB de espaço de armazenamento de mensagens. Na altura, contas de e-mails como Yahoo e Hotmail, apenas forneciam 6MB e 2MB, que os levou a rever esta questão do espaço, pois a proposta do Gmail era aliciante para os demais utilizadores.

        O Gmail é um serviço de e-mail totalmente gratuito, anunciado pelo Google a 1 de Abril de 2004. Por ter sido anunciado a 1 de Abril, suscitou grandes dúvidas sobre a sua autenticidade, pois os utilizadores pensavam que se tratava de uma brincadeira do Dia das Mentiras.

        Uma vez que os outros fornecedores de e-mail, pago e gratuito também começaram a repensar no espaço de armazenamento fornecido, em 2005 e mais uma vez no dia 1 de Abril, o Gmail lança o seu programa "infinito + 1" e começa a aumentar o espaço de armazenamento. No início, a taxa de aumento era de 4 bytes por segundo (aproximadamente 337 KB/dia) e já chegou a ser de 1500 bytes por segundo (aproximadamente 124 MB/dia). Actualmente esta taxa gira em torno de 315 bytes por segundo (aproximadamente 26 MB/dia) e o serviço oferece mais de 7,3GB de espaço de armazenamento.

        Mais tarde o Gmail permitiu que qualquer pessoa criasse conta, quando anteriormente era apenas através do convite de um utilizador com conta aberta no Gmail.

        Outra novidade deste serviço de e-mail é a forma com a qual os e-mails recebidos são organizados, denominado pelo Google de "Visualização de Conversas". Esse método consiste em mostrar todas as mensagens relacionadas com um assunto específico numa só janela, de forma escalonada, isso é, fica uma mensagem "por cima" da outra, conforme a ordem cronológica de envio.

        Devido à sua capacidade de armazenamento, e o espaço permitido para anexos ser de 25MB por mensagem, foram criadas ferramentas (como o GMail Drive para Windows, o gmailfs para Linux) que permitem o utilizador usar a conta do serviço do Gmail como se fosse um disco virtual. No entanto, como se trata de um serviço alternativo, nem sempre funciona a 100%, podendo de repente de deixar de funcionar.

        O Gmail facilita, ainda, a separação de grupos de e-mails. Quando criamos uma conta no Gmail, por defeito, são criados dois grupos que não podem ser apagados: "Todos os e-mails" e "E-mails utilizados frequentemente". Para além destes dois grupos, podemos criar os nossos próprios grupos de e-mails, personalizando ainda mais a nossa conta. Ao criar esses grupos específicos, facilita o envio de e-mails para determinado grupo (amigos, escola, trabalho, etc), evitando assim de estar constantemente à procura dos contactos destas pessoas. Se, por exemplo, o utilizador quer apenas enviar um e-mail para as pessoas do seu local de trabalho, basta seleccionar o grupo “trabalho”, evitando ter que procurar na sua imensa lista de e-mails quais os que pertencem ou não aos colegas de trabalho.

        O Google possui ainda o Google Chat, associado à conta do Gmail, integrado no Google Talk, evitando, assim, ter que instalar este programa no computador. Permite ainda que o utilizador, quando se encontra a trabalhar em locais em que as redes têm o acesso a estes programas bloqueado, possa utilizar o seu Instant Messeging em qualquer sítio, através do Google Chat. Para além disso, o Google Chat inclui ainda uma função que guarda os históricos de conversação automaticamente, podendo ser consultado em qualquer altura pelo utilizador.

         Para criar conta no Gmail, é só aceder a http://www.gmail.com/.

Ana Arada

1 comentário:

  1. Uma boa tabela de comparação entre diversas opções à nossa escolha: http://en.wikipedia.org/wiki/Comparison_of_webmail_providers

    ResponderEliminar