O Google é uma empresa que desenvolve serviços online, cuja sede, localiza-se na Califórnia, nos Estados Unidos da América. Seu primeiro serviço criado foi o Google Search, que se tornou no site de pesquisa mais utilizado no mundo.
Este site foi criado apartir de um projecto de doutoramento dos estudantes Larry Page e Sergey Brin da Universidade de Stanford em 1996. A frustração de Page e Brin, com os demais sites de pesquisa da época, que não davam uma resposta adequada às pesquisas do utilizador, deu origem a esta ideia. O objectivo principal destes dois estuantes era construir um site de pesquisa mais avançado, rápido e com maior qualidade de ligações. Brin e Page conseguiram seu objectivo, apresentando ainda um sistema com grande relevância às respostas e um ambiente extremamente simples. Uma das propostas dos criadores do Google era ter uma publicidade discreta e bem dirigida para que o utilizador perca o menor tempo possível na sua busca.
O Google, hoje, oferece-nos dezenas de outros serviços online, na sua maioria gratuitos: e-mail (Gmail), edição e partilha de documentos (Google Docs), partilha de fotos e vídeos (Picassa), pesquisa de itinerários (Google Maps), criação de blogues (Bloguer), entre outros. Para além destes serviços, oferece-nos ainda ferramentas de pesquisa especializada, que inclui, entre outras coisas, notícias, imagens, vídeos e artigos académicos.
Sendo este um dos sítios mais conhecido e utilizado na Web, fica aqui uma curiosidade, como surgiu o nome “Google”.
Ana Arada
-------------------------------------------------------------------------------------- O nome Google foi escolhido devido a expressão googol, que representa o número 1 seguido de 100 zeros, para demonstrar assim a imensidão da Web.
A expressão googol surgiu de um facto bastante curioso. O matemático Edward Kasner questionou o seu sobrinho de 8 anos sobre a maneira como ele descreveria um número grande - um número realmente grande: o maior número que ele imaginasse. O pequeno Milton Sirotta emitiu um som de resposta que Kasner traduziu por "googol". Mais tarde, Kasner definiu um número ainda maior: o googolplex.
Segundo o documentário do Biography Channel sobre os criadores do Google, quando o primeiro investidor da empresa passou um cheque de 100 mil dólares perguntou a que ordem o devia passar. Brin e Page disseram que estavam a pensar dar o nome de "Googol" à empresa, mas o empresário, possivelmente por ignorância, escreveu "Google", obrigando, assim, a que a empresa tivesse este nome.
in Wikipédia
Sem comentários:
Enviar um comentário