Já com a Web 1.0 os chats e os batepapos estavam a ganhar importância para os utilizadores. A necessidade de estar em contacto com os amigos e conhecer novas pessoas utilizando como meio a Internet, crescia a olhos vistos. O Messenger, o ICQ, Yahoo, GTalk entre outros foram e são aqueles mais utilizados pelos utilizadores para conversarem on-line com outros utilizadores. No entanto, o facto de ter que abrir estas contas todas para poder falar com todos os seus contactos, não é lá muito prático.
Para responder a esta dificuldade, surgiu o Meebo. O Meebo foi lançado em Setembro de 2005 e, com quatro anos online, o serviço já chegou a mais de 80 milhões de utilizadores, que utilizam este serviço diariamente. Tornou-se assim num dos Instant Messengers Online mais acedidos.
O interface desta aplicação é agradável, com janelas em cantos arredondados e ícones ao estilo 2.0. Assim que nos registamos no serviço, temos opções para configurar todas as contas de messenger que possuímos. No meu caso, por exemplo, tenho uma conta no MSN, uma no Google Talk e outra no Facebook, assim que me registei, pude ter acesso a todos estes contactos, aparecendo todos ao mesmo tempo numa só janela, que me informava quem estava on-line e offline. Assim, evita a necessidade de ter todas estas contas abertas ao mesmo tempo, basta uma só.
As janelas de conversação aparecem nessa mesma página, não ocupando a barra de ferramentas do desktop. Quando alguém nos responde um sinal é-nos dado pelo ícone quem se encontra na área de notificação, logo não há necessidade de nos preocuparmos em abrir sempre a janela onde se encontra o Meebo aberto.
Para os Bloggers, ou mesmo donos de sites, o Meebo oferece o MeeboME que tem o objetivo de possibilitar um chat entre as pessoas que entrarem no seu blog; assim os leitores poderão comunicar enquanto estiverem ligados ao site. É um serviço muito interessante para blogs com certa quantidade de acessos, pois possibilita uma discussão online com o utilizador e outros leitores naquele instante sobre o texto publicado.
À semelhança do MSN, também é possível controlar os sons das mensagens recebidas e enviadas, gravar ou não o histórico de conversação, apresentar “emotions” nas mensagens, bloquear ou desbloquear contactos, através do configurador da conta.
Se no local de trabalho do utilizador o acesso a estes serviços estiver bloqueado basta aceder ao serviço através proxy de sites online que "enganam" os bloqueios conferindo ainda segurança quanto aos dados transferidos e recebidos, tornando o seu acesso anónimo. Os utilizadores também podem aceder ao Meebo através do telemóvel, iPhone ou outro aparelho móvel com ligação à Internet.
Para criar uma conta no Meebo basta clicar no link: http://www.meebo.com/
Ana Arada
Parece-me muito bom esse tal de Meebo... tenho de o experimentar um dia!
ResponderEliminar