quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Ferramentas Web 2.0 utilizadas no ensino


        Como não poderia deixar de ser, vou falar da Web 2.0 na minha área, o Ensino. Recentemente descobri um artigo na “Revista Científica de Educação à Distância”, que falava de um estudo realizado durante o 1º trimestre de 2008 sobre a utilização das Ferramentas Web 2.0 no ensino.

        Apesar de interessante, o artigo é extenso, por isso vou apenas citar uma parte que me chamou a atenção em particular, a parte referente à ferramenta Web 2.0 mais utilizada no estudo, que passo a citar:


        “O primeiro aspecto a considerar na análise documental era conhecer o tipo de ferramenta da Web 2.0 usada no estudo. Conforme referido, partimos para a análise sem categorias pré-definidas para esta variável e, por isso, as opções consideradas nasceram de uma leitura pessoal que fizemos aos dados. O Quadro 2, abaixo representado, sintetiza os resultados obtidos. Como se pode verificar os blogs são a ferramenta sobre a qual os autores portugueses mais se interessaram para realizar estudos e experiências pedagógicas ou desenvolver reflexões e/ou análises dos mais diversos tipos (31 artigos publicados, ou seja, 62,5% do total dos documentos analisados).


Quadro 2 – Distribuição dos documentos por tipo de ferramenta da Web 2.0

        Seguem-se os estudos sobre “Podcasts” (4) seguidos do “Second Life”, “GoogleDocs/Pages” e, ainda, “Web 2.0” contabilizando-se 3 registos em cada uma das categorias; no entanto, no seu conjunto, estes estudos representam apenas 27% do total dos documentos que integraram o corpo documental. Quanto às ferramentas “Wiki”, “Youtube” e “Social Bookmarking” foi registada apenas 1 ocorrência em cada uma das categorias, o mesmo acontecendo nos artigos que analisam em simultâneo duas ferramentas caso do Blog+Wiki e Blog+Podcast. Quanto ao nível de ensino a que se dirigem, verificámos que é no Ensino Superior que se verifica o maior número de experiências pedagógicas/projectos envolvendo ferramentas da Web 2.0. Ao nível do Jardim de Infância e 1º ciclo, apenas, registrámos dois estudos, tendo ambos o “blog” como objecto de análise. No 2º e 3º ciclos, aumenta o número de registos e, também, o tipo de ferramentas da Web 2.0 utilizadas, mas é ao nível do Ensino Superior que os estudos e investigações se diversificam por um leque mais alargado de ferramentas da nova geração de internet. De referir que, dos 16 estudos realizados no Ensino Superior, 10 se reportam a cursos de formação de professores (6 na formação inicial e 4 na formação pós graduada).”


       É um estudo interessante, se quiserem ler o artigo na íntegra deixo-vos o link, pois este estudo teve várias variáveis de observação, que nos leva a tirar conclusões muito interessantes, principalmente se nos encontramos ligados à área do Ensino. Apesar de terem-se passado sensivelmente dois anos, será que alguma coisa se alterou. Eu particularmente continuo a utilizar as mesmas ferramentas que em 2008 com os meus alunos agora do 1º ano de escolaridade: "Escola Virtual"e "Moodle".

https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/8530/1/coutinhopaideia.pdf

Ana Arada

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