terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Last.fm


        A escuta e partilha de músicas on-line, assim como o seu download e cada vez mais comum neste mundo da Web. Com esta procura, surgiram inúmeros sites que fornecem este tipo de serviço, escuta, partilha e download das nossas músicas favoritas.

        Ainda estávamos no século XX, quando Felix Miller e Martin Stiksel administravam uma gravadora on-line cuja missão consistia em divulgar músicas independentes de quem quisesse ouvi-las. Alguns anos depois, o universitário Richard Jones começou a seguir o que ele e seus amigos ouviam nos seus computadores através de um projecto intitulado Audioscrobbler. A Last.fm reuniu essas ideias e desejos num único lugar. Actualmente, o projecto permite que as pessoas escolham sozinhas as suas músicas. O principal objectivo da Last.fm foi democratizar a cultura da música: as pessoas ouvem o que elas querem, quando querem, sem que haja alguém a decidir o quê e quando escutar determinada música.

        A Last.fm é “um serviço que aprende as músicas que você gosta”. Mal nos registamos, este website apresenta-nos várias propostas relacionadas com a música, desde a escuta da mesma, visualização de vídeos, etc. Esta aplicação memoriza as músicas recentemente ouvidas pelo utilizador e permite que  estabeleça contacto com outras pessoas que possuem gostos semelhantes aos seus, levando assim à partilha de gostos musicais semelhantes, à possibilidade de recomendar novas músicas e ouvir a opinião e sugestão dos outros.

        Sempre que uma música é recomendada a um amigo, se escrevermos sobre ela ou simplesmente se a escutarmos, esta começa a ganhar uma maior importância no site sendo adicionada às tabelas musicais do site, permitindo que mais pessoas a escutem, só porque foi aprovada por uma pessoa.

        Apesar de todas estas funcionalidades, a parte social do Last.fm, está pouco explorada, existem várias aplicações a interagir com este sistema, mas num ponto de vista centrado somente para a música e não na sua representação e organização.

        A Last.fm transformou-se num serviço global de música, disponível em 12 línguas, incluindo em português.

        Visita o site http://www.lastfm.pt/, vale bem a pena.

Ana Arada

Sem comentários:

Enviar um comentário