terça-feira, 29 de dezembro de 2009

WEB 2.0 - Tira partido da inteligência colectiva


         O principal princípio por detrás do sucesso dos gigantes nascidos na era Web 1.0 que sobreviveram para liderar a era Web 2.0 parece ser porque eles souberam aproveitar o poder que a rede tem de tirar partido da inteligência colectiva. Eis alguns exemplos que levaram ao seu sucesso:

         • Hiperligações - São o fundamento da rede. À medida que os utilizadores adicionam conteúdo e sítios novos, esses passam a integrar a estrutura da rede à medida que outros utilizadores descobrem o conteúdo e se conectam a ele. Do mesmo modo que se formam sinapses no cérebro – com as associações fortalecendo-se em função da repetição ou da intensidade – a rede de conexões cresce organicamente, como resultado da actividade colectiva de todos os utilizadores da rede.

         • Yahoo! - A primeira grande história de sucesso na Internet, nasceu como um catálogo ou directório de links, uma agregação do melhor trabalho de milhares e, depois, de milhões de utilizadores da rede.

          • Google - A entrada da Google na área da pesquisa, que rapidamente a transformou em líder indiscutível nesse mercado, foi o PageRank, um método de fornecer melhores resultados de busca, usando a estrutura de links da rede, ao invés de só as características dos documentos.

          • eBay - O produto da eBay é a actividade colectiva de todos os seus utilizadores; como a própria Web, a eBay cresce organicamente em resposta à actividade do utilizador e o papel da companhia é o de possibilitadora de um contexto em que essa actividade do utilizador possa acontecer. Além disso, a vantagem competitiva da eBay deve-se, quase que totalmente, à massa crítica de compradores e vendedores tornando significativamente menos atraente qualquer novo concorrente que ofereça serviços semelhantes.

          • Amazon - Vende os mesmos produtos que concorrentes como Barnesandnoble.com e recebe dos seus fornecedores as mesmas descrições dos produtos, imagens de capa e conteúdo editorial. Mas a Amazon desenvolveu uma ciência sobre o envolvimento do utilizador. Ela tem infinitamente mais avaliações de utilizadores, convites para participar de várias formas em virtualmente todas as páginas – e, ainda mais importante – usa a actividade do utilizador para produzir melhores resultados de busca.

          • Wikipedia - Uma enciclopédia online baseada na noção duvidosa de que um verbete pode se adicionado por qualquer utilizador da rede e editado por qualquer um outro, é uma experiência de confiança radical, que aplica à criação de conteúdo o ditado de Eric Raymond (originalmente cunhado no contexto de software aberto) de que “com um número suficiente de olhos, todos os bugs tornam-se visíveis”. A Wikipedia já está entre os sítios Top 100 e muitos acreditam que logo estará entre os dez primeiros. Trata-se de uma profunda mudança na dinâmica de criação de conteúdo!

By Tim O'Reilly

Sem comentários:

Enviar um comentário